Descubra o que é CRO e como ele pode impactar nas suas conversões

O que é CRO: Aumente ainda mais as conversões do seu site
O que é CRO: Aumente ainda mais as conversões do seu site


SEO, CRM, CTA, CRO...

Se você cria conteúdo para internet, certamente já se deparou pelo menos uma vez com os acrônimos acima.

Dentro dessa miríade de siglas, o CRO se destaca como uma das mais importantes e também uma das mais populares.

O motivo dessa popularidade toda não é à toa: desde que seja bem executado, o CRO pode melhorar a taxa de conversão de qualquer site sem precisar de muito esforço para aumentar o tráfego.

Ficou curioso para saber mais? Então role a página para descobrir como a otimização de conversões pode melhorar seu negócio.

O que é CRO?


“CRO é um processo em que é criada uma experiência para o visitante do seu site. Essa experiência é tão convincente que você o transforma de um mero visitante para um cliente”
                                                                                                    -Ginny Mineo

CRO são as iniciais de Conversion Rate Optimization (Otimização da Taxa de Conversão), ou seja, CRO é uma maneira de melhorar a performance de um site através do tráfego já existente, aumentando o número de conversões sem precisar aumentar o número de visitantes.

Essa conversão é feita quando o objetivo da estratégia é alcançado, podendo ser uma venda, uma assinatura de newsletter, etc.

Também podem ocorrer em qualquer área do seu site, desde a página principal até em uma landing page.

CRO é diferente de SEO

O que é CRO: SEO e CRO podem ser complementares
O que é CRO: SEO e CRO podem ser complementares

Enquanto o CRO é focado em gerar conversões sem precisar aumentar o trafego, o SEO segue na contramão, sendo uma estratégia voltada para a melhora do posicionamento nas pesquisas e aumentar o tráfego orgânico.

Nós inclusive temos um checklist de SEO Onpage que ensina os passos para otimizar sua página.

Apesar de diferentes, otimizar a taxa de conversão pode dar uma ajuda no SEO, já que o algoritmo do Google tende a priorizar páginas que apresentam conteúdo relevante para quem está pesquisando.

Então, se uma pagina tem muitas conversões, logo, são altas as chances de que o conteúdo seja relevante, fazendo com que o algoritmo a priorize no resultado das pesquisas.

Por que é importante investir em CRO


O que é CRO: Por que o investimento vale a pena?
O que é CRO: Por que o investimento vale a pena?

Vivemos em uma época onde tudo se transforma muito rápido e com o mercado não é diferente.

A cada dia o mercado se reinventa para trazer a melhor experiência possível ao usuário, então, se a concorrência em alguns nichos era tranquila, hoje pode chegar a ser mais disputada do que fora da internet, sobrevivendo apenas quem se destaca dos demais.

É exatamente por isso que o CRO é necessário, pois uma otimização bem-feita reduz o número de oportunidades perdidas e aumenta a satisfação do visitante, entregando uma boa experiência dentro do seu site, o que ajuda a diferenciá-lo da concorrência.

Além disso, o CRO também ajuda na diminuição de custos, como o CAC, que é o Custo de Aquisição de Clientes.

Portanto, cuidado ao pensar que seu negócio não precisa de CRO... Sempre há espaço para otimizações.

Como implantar o CRO no seu negócio


O que é CRO: Como implantar no seu negócio
O que é CRO: Como implantar no seu negócio

100% focado no usuário, o CRO se baseia em seus comportamentos, que orientam as melhorias e otimizações a serem feitas.

Então, para criar uma boa estratégia de otimização é preciso ficar atento nesses pontos:
  •      Segmentação de visitantes;
  •      Experiência do usuário;
  •      Design;
  •      Otimização de posts;
  •      Conteúdo.

Segmentação de visitantes

O que é CRO: Invista em um nicho
O que é CRO: Invista em um nicho

Sabia que nem todos os visitantes do seu site vem até ele com a mesma intenção?

Enquanto uns chegam à sua página por “acidente” e não estão interessados no seu nicho, outros estão lá porque realmente estão interessados no seu conteúdo, tornando a conversão deste grupo bem mais fácil.

Portanto, otimizar a conversão de um nicho é bem mais proveitoso do que tentar converter todo visitante que aparecer em seu site.

As ferramentas de marketing digital podem ajuda-lo a fazer essa segmentação. Confira mais em nosso post.

Experiência do usuário: Pense como seu visitante


O que é CRO: É importante garantir a satisfação do usuário
O que é CRO: É importante garantir a satisfação do usuário

Como dito anteriormente, garantir uma boa experiência do usuário é fundamental para obter sucesso na estratégia de CRO.

Uma página quando é projetada usando informações relevantes, garante uma boa experiência para os visitantes, então, quando projetar a sua, certifique-se de que:
  •      A navegação é fácil e agradável;
  •      O Call to action está claro e visível;
  •      O tempo de carregamento é baixo.
Tome todas as medidas necessárias para dar ao visitante a melhor experiência possível e não se arrependerá.

Otimização de posts com grande tráfego


O que é CRO: Garanta ainda mais conversões para seu post
O que é CRO: Garanta ainda mais conversões para seu post

Provavelmente você deve ter um post que é o carro chefe do seu site, aquele que sempre traz bastante tráfego.

Que tal criar um CTA em seus outros posts apontando para ele e trazer ainda mais tráfego?

Isso é muito bom para melhorar a satisfação dos visitantes, já que você estará oferecendo mais conteúdo relevante para sua audiência.

Design

O que é CRO: Não descuide do design do seu site
O que é CRO: Não descuide do design do seu site

Você gostaria de entrar em uma página e se deparar com uma interface poluída, com tudo desorganizado, dificultando a navegação?

Pois é, seus visitantes também não...

Embora negligenciado por alguns, o design é peça fundamental de qualquer estratégia de otimização da taxa de conversão.

Tenha um cuidado especial na hora de adicionar as cores, espaçamentos, alinhamento dos textos e claro, não esqueça do layout.

Teste de usabilidade (também conhecido por teste A/B)


O que é CRO: A importância do teste A/B
O que é CRO: A importância do teste A/B

Nenhuma das mudanças aplicadas no seu site devem ser baseadas em “achismos”, então, nada melhor do que ter pessoas reais testando seu site para você.

O teste A/B se baseia em criar duas versões da sua página, uma original (A) e uma para testes com as mudanças aplicadas (B) e o objetivo é descobrir qual delas tem uma performance melhor.

Ainda que seja uma ótima ferramenta, o teste A/B requer alguns cuidados, especialmente com a sazonalidade.

Sempre garanta que o teste dure uma semana no mínimo para tentar evitar que finais de semana, feriados, datas comemorativas ou outros eventos causem muito impacto no teste.

Essas são nossas dicas para você melhorar a qualidade da sua página e conseguir cada vez mais conversões através do CRO.

A chave de tudo está em sempre focar na sua audiência e entregar o melhor, desde o conteúdo até a experiência.

Agora que você já sabe como otimizar as conversões do seu site, que tal aprender a como converter parcerias no Instagram? Confira em nosso artigo como transformar seu perfil num ímã de parcerias.

Quer saber mais sobre como ganhar dinheiro na internet? Então fique ligado no Marketing para Enriquecer.