Aprenda de uma vez por todas que é nicho de mercado e como definir o seu

O que é nicho de mercado: Veja como ele pode impactar seu negócio
O que é nicho de mercado: Veja como ele pode impactar seu negócio


Já cansou de vasculhar a internet na esperança de encontrar o nicho de mercado lucrativo e acabou ficando confuso com o excesso de informações?

Ou talvez você nem tenha começado a procurar ainda por não conhecer o impacto que ele pode causar no seu negócio...

Encontrar um nicho rentável para atuar é uma das etapas mais importantes para ter sucesso no marketing digital, principalmente se for um iniciante.

O crescimento da internet trouxe uma gama de possibilidades para os consumidores e navegando por ela é possível encontrar praticamente qualquer coisa, tornando a concorrência cada vez mais acirrada.

Então, quando você atua em um nicho específico, é como se oferecesse uma solução para as necessidades de um grupo específico do mercado, o que por si só já diminui consideravelmente o número de concorrentes.

Nesse artigo você vai aprender o que é um nicho de mercado, como ele pode melhorar seu negócio e como fazer para encontrar o que mais se encaixa no seu estilo.

O que é um nicho de mercado?

O que é um nicho de mercado?
O que é um nicho de mercado?


Já parou para pensar o que é um nicho e como ele pode fazer a diferença no seu negócio?

Essa é uma dúvida comum entre os iniciantes no marketing digital, mas não é tão complicado quanto parece.

Um nicho é uma parcela específica de um mercado com consumidores que não tem suas necessidades atendidas pelas grandes empresas do ramo.

Para ilustrar melhor, vamos usar um exemplo:

Você possui um negócio voltado para turismo, um mercado que movimenta muito dinheiro ao longo do ano e possui grandes empresas conhecidas no ramo.

Como seu negócio está no começo e é pouco conhecido, ainda não possui recursos ou estrutura suficiente para competir diretamente com as gigantes do mercado.

Então, vasculhando na internet, você encontra consumidores que necessitam de serviços que não são oferecidos pelas outras companhias e estão dispostos até a pagar um pouco a mais por isso.

É exatamente aí que se encontra um nicho inexplorado!!

Como escolher um nicho

O que é nicho de mercado: Como escolher o seu nicho ideal
O que é nicho de mercado: Como escolher o seu nicho ideal


Agora que você sabe o que é um nicho, vamos aprender a escolher o que mais se encaixa no seu perfil de negócio.

Essa etapa pode parecer complicada à primeira vista, fazendo com que muita gente a deixe de lado, porém, ela é necessária para o sucesso do seu negócio.

Para escolher um nicho que você se sinta bem em trabalhar, considere alguns pontos importantes, como:
  •        Escolha algo que você goste;
  •        Pesquise por termos relacionados a ele;
  •        Pesquise os seus concorrentes;
  •        Veja se ele é rentável.
Vamos abordar detalhadamente cada item:

Escolha um ramo que você goste

O que é nicho de mercado: Escolha algo que você ame fazer
O que é nicho de mercado: Escolha algo que você ame fazer


Aqui a primeira coisa a se fazer é pegar papel e caneta (ou um computador/ celular) e fazer uma lista das 10 áreas que você mais gosta e se sentiria confortável em trabalhar.

Depois, vá reduzindo as opções até sobrarem as que você REALMENTE gosta.

Não é preciso sentir total afinidade com alguma área, mas tente ir eliminando aquelas que mais causam desinteresse, pois serão as que mais darão dificuldade para trabalhar.

Algumas perguntas podem ajudar nessa tarefa, como:
  •          O que você gosta de fazer no tempo livre?
  •          Sobre o que você gosta de aprender? 
  •          Eu estaria disposto a pagar por isso? 
  •          Quais benefícios posso trazer às pessoas usando minhas habilidades?

Pesquise por termos relacionados ao seu ramo

O que é nicho de mercado: Pesquise por palavras-chave relacionadas ao seu ramo
O que é nicho de mercado: Pesquise por palavras-chave relacionadas ao seu ramo


Após terminar a etapa anterior, vamos pesquisar as palavras-chave principais do seu nicho.

Ferramentas de marketing digital como SEMRush, Ubbersuggest e o Keyword Planner do Google são excelentes para auxiliá-lo nessa tarefa.

Ao pesquisar palavras-chave, dê preferência às que sejam mais específicas (também conhecidas como palavras de cauda-longa), pois apesar de terem um volume de pesquisa menor, também é um indicativo de que a concorrência seja menor.

O que é nicho de mercado: Análise de palavras-chave (Tela da ferramenta SEMRush)
O que é nicho de mercado: Análise de palavras-chave (Tela da ferramenta SEMRush)

Lembre-se de sempre inclui-las em seus posts do jeito mais natural possível, já que o Google leva muito em consideração esse fator na hora de posicionar sua página.

Abordamos melhor esse assunto em nosso post sobre SEO Onpage, confira!

Não se esqueça de pesquisar também seus concorrentes

O que é nicho de mercado: Análise da concorrência é fundamental para sua estratégia dar certo
O que é nicho de mercado: Análise da concorrência é fundamental para sua estratégia dar certo


Você começou a pesquisar mais profundamente seu nicho de mercado e descobriu que a concorrência é pouca, mas existe?

Pois saiba que isso não é necessariamente uma coisa ruim. Pode ser um sinal de que você encontrou um nicho altamente lucrativo.

Sabendo disso, o próximo passo é analisar esses concorrentes e identificar os pontos que eles estão falhando e como você pode se destacar.

Alguns pontos que geralmente não recebem a devida atenção e você pode usar em sua vantagem, são esses:
  • Conteúdo de baixa qualidade;
  • Conteúdo não direcionado para conversão;
  • Falta de competição paga;
  • Design ruim.
Se quiser saber mais sobre os pontos acima, então leia nosso artigo sobre CRO.

Avalie se o nicho é realmente lucrativo

O que é nicho de mercado: Avalie a lucratividade do seu nicho
O que é nicho de mercado: Avalie a lucratividade do seu nicho 


A essa altura você já deve ter uma boa ideia de como as coisas funcionam dentro do seu nicho de mercado.

Então chegou a hora de descobrir se você conseguirá extrair um bom lucro dele.

Comece buscando por produtos ou serviços em sua categoria. Se você não encontrar nada, é um bom sinal.

Caso encontre (mas não em grande quantidade), também é um bom sinal.

Nesse caso, tome nota dos preços praticados pelas empresas concorrentes e aplique no seu produto de um modo que o preço se mantenha competitivo, não muito barato e nem muito caro.

Nichos de mercado em alta

O que é nicho de mercado: Nichos pouco explorados
O que é nicho de mercado: Nichos pouco explorados


Se mesmo depois de passar pelas etapas acima você ainda não conseguiu definir sua área de atuação, fique tranquilo.

Lembre-se que para escolher o nicho ideal, é preciso satisfazer as necessidades das pessoas e a grande maioria delas deseja ser feliz nessas 3 áreas da vida:
  •        Finanças;
  •        Saúde;
  •        Relacionamentos.
Então, se o seu negócio for direcionado para um desses nichos, as chances de ter sucesso são bem grandes.

Se quiser, pode ir além e investir em duas áreas que são tão lucrativas quanto as anteriores:
  •        Desenvolvimento pessoal;
  •        Hobbies.
Quase todos os nichos rentáveis são direcionados para no mínimo um desses 5 ramos.

Escolher um nicho de mercado que gere lucro não é uma tarefa fácil.

É preciso muita dedicação e tempo para escolher o que melhor se encaixa no seu negócio.

Porém, o importante é não desanimar e caso não acerte de primeira, lembre-se que nenhuma escolha tem que ser para sempre, teste todas as possibilidades.

Seguindo nossas dicas, certamente conseguirá encontrar seu nicho de mercado ideal e começar a gerar lucro em pouco tempo.

Quer aprender mais dicas de como ganhar dinheiro na internet? Então continue ligado aqui no Marketing para Enriquecer.