![]() |
| O que é nicho de mercado: Veja como ele pode impactar seu negócio |
Já cansou de vasculhar a internet na esperança de encontrar
o nicho de mercado lucrativo e acabou ficando confuso com o excesso
de informações?
Ou talvez você nem tenha começado a procurar ainda por não conhecer
o impacto que ele pode causar no seu negócio...
Encontrar um nicho rentável para atuar é uma das etapas mais
importantes para ter sucesso no marketing digital, principalmente se for um
iniciante.
O crescimento da internet trouxe uma gama de possibilidades
para os consumidores e navegando por ela é possível encontrar praticamente
qualquer coisa, tornando a concorrência cada vez mais acirrada.
Então, quando você atua em um nicho específico, é como se
oferecesse uma solução para as necessidades de um grupo específico do mercado,
o que por si só já diminui consideravelmente o número de concorrentes.
Nesse artigo você vai aprender o que é um nicho de mercado, como ele pode melhorar seu negócio e como fazer para encontrar o que mais se encaixa no seu estilo.
O que é um nicho de mercado?
![]() |
| O que é um nicho de mercado? |
Já parou para pensar o que é um nicho e como ele pode fazer
a diferença no seu negócio?
Essa é uma dúvida comum entre os iniciantes no marketing
digital, mas não é tão complicado quanto parece.
Um nicho é uma parcela específica de um mercado com
consumidores que não tem suas necessidades atendidas pelas grandes empresas do
ramo.
Para ilustrar melhor, vamos usar um exemplo:
Você possui um negócio voltado para turismo, um
mercado que movimenta muito dinheiro ao longo do ano e possui grandes
empresas conhecidas no ramo.
Como seu negócio está no começo e é pouco conhecido,
ainda não possui recursos ou estrutura suficiente para competir diretamente com
as gigantes do mercado.
Então, vasculhando na internet, você encontra consumidores que necessitam de serviços que não são oferecidos pelas outras
companhias e estão dispostos até a pagar um pouco a mais por isso.
É exatamente aí que se encontra um nicho inexplorado!!
Como escolher um nicho
![]() |
| O que é nicho de mercado: Como escolher o seu nicho ideal |
Agora que você sabe o que é um nicho, vamos aprender a escolher o que mais se encaixa no seu perfil de negócio.
Essa etapa pode parecer complicada à primeira vista,
fazendo com que muita gente a deixe de lado, porém, ela é necessária para o
sucesso do seu negócio.
Para escolher um nicho que você se sinta bem em trabalhar,
considere alguns pontos importantes, como:
- Escolha algo que você goste;
- Pesquise por termos relacionados a ele;
- Pesquise os seus concorrentes;
- Veja se ele é rentável.
Vamos abordar detalhadamente cada item:
Escolha um ramo que você goste
![]() |
| O que é nicho de mercado: Escolha algo que você ame fazer |
Aqui a primeira coisa a se fazer é pegar papel e caneta (ou um
computador/ celular) e fazer uma lista das 10 áreas que você mais gosta e se
sentiria confortável em trabalhar.
Depois, vá reduzindo as opções até sobrarem as que você REALMENTE gosta.
Depois, vá reduzindo as opções até sobrarem as que você REALMENTE gosta.
Não é preciso sentir total afinidade com alguma área, mas
tente ir eliminando aquelas que mais causam desinteresse, pois serão as que
mais darão dificuldade para trabalhar.
Algumas perguntas podem ajudar nessa tarefa, como:
- O que você gosta de fazer no tempo livre?
- Sobre o que você gosta de aprender?
- Eu estaria disposto a pagar por isso?
- Quais benefícios posso trazer às pessoas usando minhas habilidades?
Pesquise por termos relacionados ao seu ramo
![]() |
| O que é nicho de mercado: Pesquise por palavras-chave relacionadas ao seu ramo |
Após terminar a etapa anterior, vamos pesquisar as
palavras-chave principais do seu nicho.
Ferramentas de marketing digital como SEMRush, Ubbersuggest
e o Keyword Planner do Google são excelentes para auxiliá-lo nessa tarefa.
Ao pesquisar palavras-chave, dê preferência às que sejam
mais específicas (também conhecidas como palavras de cauda-longa), pois apesar de terem um volume de pesquisa menor, também
é um indicativo de que a concorrência seja menor.
| O que é nicho de mercado: Análise de palavras-chave (Tela da ferramenta SEMRush) |
Lembre-se de sempre inclui-las em seus posts do
jeito mais natural possível, já que o Google leva muito em consideração esse fator na
hora de posicionar sua página.
Abordamos melhor esse assunto em nosso post sobre SEO Onpage,
confira!
Não se esqueça de pesquisar também
seus concorrentes
![]() |
| O que é nicho de mercado: Análise da concorrência é fundamental para sua estratégia dar certo |
Você começou a pesquisar mais profundamente seu nicho de
mercado e descobriu que a concorrência é pouca, mas existe?
Pois saiba que isso não é necessariamente uma coisa ruim.
Pode ser um sinal de que você encontrou um nicho altamente lucrativo.
Sabendo disso, o próximo passo é analisar esses concorrentes
e identificar os pontos que eles estão falhando e como você pode se destacar.
Alguns pontos que geralmente não recebem a devida atenção e
você pode usar em sua vantagem, são esses:
- Conteúdo de baixa qualidade;
- Conteúdo não direcionado para conversão;
- Falta de competição paga;
- Design ruim.
Avalie se o nicho é realmente
lucrativo
![]() |
| O que é nicho de mercado: Avalie a lucratividade do seu nicho |
A essa altura você já deve ter uma boa ideia de como as
coisas funcionam dentro do seu nicho de mercado.
Então chegou a hora de descobrir se você conseguirá extrair
um bom lucro dele.
Comece buscando por produtos ou serviços em sua categoria.
Se você não encontrar nada, é um bom sinal.
Caso encontre (mas não em grande quantidade), também é um
bom sinal.
Nesse caso, tome nota dos preços praticados pelas empresas
concorrentes e aplique no seu produto de um modo que o preço se mantenha
competitivo, não muito barato e nem muito caro.
Nichos de mercado em alta
![]() |
| O que é nicho de mercado: Nichos pouco explorados |
Se mesmo depois de passar pelas etapas acima você ainda não
conseguiu definir sua área de atuação, fique tranquilo.
Lembre-se que para escolher o nicho ideal, é preciso
satisfazer as necessidades das pessoas e a grande maioria delas deseja ser
feliz nessas 3 áreas da vida:
- Finanças;
- Saúde;
- Relacionamentos.
Então, se o seu negócio for direcionado para um desses
nichos, as chances de ter sucesso são bem grandes.
Se quiser, pode ir além e investir em duas áreas que são tão
lucrativas quanto as anteriores:
- Desenvolvimento pessoal;
- Hobbies.
Quase todos os nichos rentáveis são direcionados para no
mínimo um desses 5 ramos.
Escolher um nicho de mercado que gere lucro não é uma tarefa
fácil.
É preciso muita dedicação e tempo para escolher o que melhor
se encaixa no seu negócio.
Porém, o importante é não desanimar e caso não acerte de
primeira, lembre-se que nenhuma escolha tem que ser para sempre, teste todas as
possibilidades.
Seguindo nossas dicas, certamente conseguirá encontrar seu
nicho de mercado ideal e começar a gerar lucro em pouco tempo.







